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CRISTOPHER FELIPE FLORENCIO, DE STILO DECOR, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Após quase 2 anos trabalhando na linha de montagem de uma multinacional me vi desempregado. A convite de um amigo que tinha recém aberto uma loja de decoração de ambientes, decidi mudar de ramo e fui trabalhar nessa loja como vendedor. Vi no mercado aquecido a oportunidade de finalmente abrir meu próprio negócio e dali pouco mais de 1 ano, em dezembro de 2012, nasceu a Stilo Decor. A principio eu e meu sócio trabalhávamos a partir de casa mesmo. Os clientes foram crescendo e vimos a necessidade de montar um show room, um espaço que os clientes pudessem visitar e conhecer melhor os produtos. O primeiro espaço na Av. da Saudade no bairro Ponte Preta em Campinas, tinha cerca de 20m2. Eram duas pequenas salas e um banheiro que foi construído por nós mesmos. Em abril do ano passado, para dar maior conforto aos clientes e a nós, mudamos para um novo espaço com mais de 80m2 na Av. Washington Luis, também na Ponte Preta. Em agosto comprei a parte do meu sócio na loja e hoje trabalhamos não só com clientes finais e empresas mas atendemos arquitetos e decoradores com projetos personalizados e sob medida. A Stilo Decor é um sonho que vem dando certo regado a muita dedicação, empenho e persistência.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Os clientes estão cada vez mais exigentes em todos dos segmentos e na decoração não é diferente. A qualidade nos produtos adquiridos virou item de serie para se manter no mercado. O preço não é mais o fator decisivo na maioria dos casos. Os clientes querem ser bem atendidos e querem se sentir confiantes com a compra antes de tudo.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Crise? Crie! Não temos alternativa: em épocas de crise e com dúvida pairando no ar a saída e se adequar ao mercado. Para não mexer no padrão de qualidade dos nossos produtos, optamos por diminuir um pouco nossa margem de lucro e investir em promoções atrativas para os clientes para instiga-los a, mesmo em momentos mais delicados da economia, deixarem suas casas bonitas e mais aconchegantes adquirindo nossos produtos e aproveitando essas promoções. Flexibilizamos também a forma e os meios de pagamento para se encaixarem no bolso de nossos clientes.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Procuramos sempre trabalhar com as melhores marcas para garantir aos nossos clientes sempre o melhor produto final. Trabalhamos com persianas da marca Scenare, piso laminado e vinílico das marcas Eucafloor e Durafloor e tapetes da marca Tapis. As cortinas são fabricação própria da loja e os papéis de parede são em maioria importados multimarcas.
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Encontrar um diferencial frente ao mar de concorrentes não é uma tarefa fácil. Os principais diferenciais da Stilo Decor são a excelência no atendimento ao cliente desde o primeiro contato, a equipe de instalação própria e qualificada com certificação e também o leque de produtos que permite que o cliente feche vários produtos em uma mesma loja.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Iniciei minha vida profissional aos 18 anos trabalhando em uma empresa de torno e fresa. Como havia feito diversos cursos nessa área pelo Senai acreditava que teria um futuro promissor. Meu primeiro emprego durou incríveis 7 dias e me fez enxergar que eu nunca teria meu espaço trabalhando como funcionário. Após isso trabalhei por mais algum tempo na área e depois fui trabalhar como promotor na Leroy Merlim e em seguida na Telhanorte. Era algo que eu gostava de fazer mas não era bem remunerado para isso. Na verdade o salário era bem baixo. Fui pai cedo, aos 20 anos, e me vi em uma situação que não podia continuar trabalhando como promotor. Então fui trabalhar na linha de montagem de uma multinacional. O trabalho era desgastante e as horas custavam a passar mas pelo menos o salário era bom e ainda tinha os benefícios. Infelizmente eu era mais um número e quando vieram os boatos de crise em 2011 eu fui demitido. A Stilo Decor veio em dezembro de 2012 mas ela nasceu mesmo no dia em que fui demitido pela primeira vez, segundo o mau antigo patrão, por fazer perguntas demais. Antes da loja engajei outros projetos paralelos com meus empregos que não deram certo mas que me prepararam para os dias de hoje. Já vendi água na treze de maio no calor escaldante dos dias de dezembro, já vendi sapato, perfume, cartão de visita... mas como dizem um bom vendedor vende tudo não é mesmo?
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- A Stilo Decor atende todos os tipos de clientes e de várias classes sociais. Como trabalhamos com produtos personalizados e produzidos sob medida conseguimos atender clientes de todos os gostos e todos os bolsos. Podemos dizer que 70% são clientes finais e 30% são empresas.