Guia local de negócios em Viçosa, Minas Gerais, Brasil - Guia Local
Divulgue seu negócio

AILTON ADRIANO FOTOGRAFIA, DE A3 STUDIO FOTOGRÁFICO, FALA SOBRE OS SEGREDOS DE SUA PROFISSÃO

Interview
- Qual é a sua história pessoal? Como você se tornou proprietário ou gerente do negócio?
- Sou paulistano, agora residente em Viçosa-MG, desde 2001 inicie minhas atividades como empresário no ramos de Fotografia e Informática, onde abri uma escolade treinamento em SP. Antes diiso eu trabalhava numa multi nacional a qual eu realizava, paralelamente, as atividades de fotógrafo, porém, de forma informal. A partir de 2001 foi quando percebemos a necessidade de agregar a oferta a venda e suporte técnico em informática para somar os vencimentos. Em 2005, resolvemos expandir nossos negócios para MG, região da zona da mata, muito carente desse tipo de serviço e deu certo, Graças à Deus desde 2008 as atividades como Fotógrafo ganharam força e se tornou nossa principal fonte de renda. Eu resumo essa minha história em 3 palavras: Amor pelo que faz, Coragem de vencer e Perseverança sempre.
- O qué é o que os clientes exigem atualmente?
- Preço. Esse é o primeiro ponto questionado em nossa região. Mesmo sabendo que são muitas as possibilidades de se captar muitas fotos antes, durante e depois do evento, mas mesmo assim, muitos procuram nem perguntar sobre essas atividades com "medo" que o valor aumente.
- Qual é sua dica para sobreviver à crise?
- Qualidade e diferencial profissional. Todo profissional pode sim sobreviver numa crive, basta ele ter um bom planejamento e manter a qualidade do seu serviço, mesmo que os valores são necessários serem reduzidos, para se conseguir mais clientes.
- Quais são as marcas que você vende mais em seu negócio (ou você usa para fornecer os seus serviços) e por quê?
- Hoje a marca principal na utilização de meus serviços são para equipamentos a NIKON e para os álbuns DREAMBOOKS
- Qual é a última coisa que você tem feito para se diferenciar da concorrência?
- Atualmente, tenho 2 opções de diferenciação: a oferta de um 2º profissional em fotografia sem custo adicional para os clientes e a parceria realizada com uma empresa europeia na impressão e encadernação dos meus álbuns.
- Você sempre realizou a sua atividade atual? Você se desenvolveu em outro ramo de atividade?
- Sim desde 1986 aos meus (16 anos), sou fotógrafo onde, inicialmente eu atuava como ajudante de iluminação, depois passei a cinegrafista de eventos e a partir de 1990 (25 anos) atuo como Fotógrafo Profissional. Mas a informática também tem sido minha profissão de paixão, onde desde o mesmo período eu já lecionava aulas particulares nas casa dos amigos de trabalho, foi a partir dessa iniciativa que abri minha empresa e expandi a oferta de Treinamento, passando para Vendas e Prestação de Serviços técnicos em informática. Hoje (2015), formado em Administração de Empresas e com Pós Graduação em Psicopedagogia e Mídias na Educação, temos a esperança de um dia poder contribuir para o aprendizado de nossas crianças a partir do uso das mídias.
- Qual é o tipo de cliente que você tem?
- Nunca escolhi cliente, por isso, meus clientes são pertencentes à todas as classes sociais. Não importa que seja eventos sociais, formaturas ou simplesmente a realização de um book (ensaio fotográfico) pessoal.